NHL faz alterações ao formato da Draft Lotery

A NHL anunciou hoje mudanças à anual Draft Lotery, o sistema utilizado pela liga para determinar a ordem de selecção no Draft. A mudança será faseada em dois anos, começando no Draft de 2015 e sendo concretizada em pleno no Draft de 2016.

No próximo ano, o modelo mantém-se o mesmo, mas as probabilidades serão redistribuídas. Esta alteração pretende distribuir as probabilidade de uma forma mais equilibrada e dar mais oportunidades às equipas melhor classificadas de subirem na ordem. A equipa que terminar em último lugar passa a ter 20% de probabilidade de escolher em 1º, 5 pontos percentuais abaixo do que acontecia até aqui.

Capturar

A partir de 2016, a Draft Lotery será utilizada, não só para escolher o 1º, mas também para escolher o 2º e o 3º lugar na ordem de selecção. Assim, serão realizados três sorteios, o primeiro para seleccionar a 1ª equipa a escolher no Draft, o segundo para seleccionar a 2ª e o terceiro para seleccionar a 3ª. Com esta mudança, a NHL tenta, mais uma vez, acabar com o fenómeno do tanking, aquelas equipas que propositadamente não tentam ser competitivas só para puderem escolher a próxima grande estrela no Draft. Sim, Buffalo Sabres, estamos a falar de vocês…

Com este novo formato, o último classificado da liga já não tem garantido uma das primeiras 2 escolhas no Draft. Com o top-3 a ser todo sorteado, a equipa pode cair para o 4º lugar.

Mais uma ronda na luta da NHL contra o tanking. É difícil de acreditar que estas alterações irão resolver o problema. A ordem do Draft é um dos mecanismos artificiais que a liga arranjou para promover a paridade entre equipas, permitindo que as piores equipas tenham acesso aos melhores prospects do Draft. É lógico que quem não têm hipóteses de ir aos Playoffs, nem sequer tente e fique à espera de lucrar no Draft.

Este fenómeno é comum a todas as ligas com este tipo de sistema de entrada de novos jogadores. No entanto, não me parece que seja assim um problema tão grande na NHL. Até os Buffalo Sabres têm alguns jogadores de qualidade mundial que valem o preço do bilhete. Qualquer jogo tem as condições para ser um grande espectáculo. Estas alterações não vão resolver o problema do tanking, mas a NHL também não perde muita qualidade por causa disso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s