Kessel, mais do que um sniper

Apesar da sua equipa estar à beira do colapso, Phil Kessel é o 3º jogador com mais pontos na NHL. Mesmo que o pior cenário se confirme e os Leafs falhem os Playoffs, ninguém pode colocar a culpa em cima de Kessel.

Durante toda a época, os Toronto Maple Leafs têm sido pouco mais do que Kessel e a dupla de guarda-redes. Eles não estariam nem perto dos lugares de apuramento se não fossem esses três jogadores. Mesmo assim, a importância de Kessel é ainda maior do que parece à primeira vista.

O avançado americano não é só o dínamo ofensivo da equipa. Randy Carlyle também o usa muitas vezes na zona defensiva para tentar tirar dali o disco em segurança. Esta é a lista de jogadores que começaram mais do que 400 turnos na zona defensiva (defensive zone starts em inglês).

Defensive Zone Starts Pontos
Boyd Gordon 542 21
Jay McClement 506 8
Paul Gaustad 439 16
Phil Kessel 431 76
Marcus Kruger 416 27

Alguém consegue descobrir quem é que está a mais nesta lista?

Parte destes números podem ser explicados pela incapacidade que os Leafs mostram para restringir os remates dos adversários. Mais remates à baliza, mais paragens de jogo com face-off na zona defensiva. Na verdade, nenhum avançado dos Leafs tem menos de 300 turnos iniciados na zona defensiva, o que é impressionante (pela negativa, claro).

Outra explicação é que isto pode fazer parte da estratégia de contra-ataque de Randy Carlyle. Muitos dos golos que Kessel faz são em ataque rápido, o chamado rush. Ao colocar Kessel tantas vezes na zona defensiva, Carlyle deve querer aproveitar a sua boa patinagem.

Qualquer que seja a razão, a performance de Kessel nestas condições é ímpar em toda a NHL. O único jogador comparável é Joe Thornton, com 69 pontos e 379 turnos começados na zona defensiva.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s