Red Wings retiram o número 5

Há nomes que se confundem com os clubes, que de certa maneira os ultrapassam e ganham existência para além deles. Nicklas Lidstrom é sinónimo de Red Wings, é sinónimo de Detroit, mas acima de tudo é sinónimo de hóquei. O melhor defesa que alguma vez vi jogar recebeu ontem a maior das honras: o seu número foi retirado.

Mesmo para quem não é adepto dos Red Wings, ontem foi uma noite especial. Só quem não viu não percebe aquilo que Lidstrom significa. Um jogador tão perfeito que mesmo quando errava, errava com estilo. Uma capacidade inigualável de saber defender, para puder atacar melhor.

Lidstrom conseguia espremer o espaço aos adversários sem lhes encostar um dedo, só utilizando o seu posicionamento, inteligência e técnica. Sufocante sobre os avançados que tentavam entrar na zona ofensiva e, ao mesmo tempo, com uma capacidade incrível de desviar qualquer tentativa de despejo do disco. A sua eficácia a defender a linha azul era tanta, que os treinadores adversários pediam especificamente aos seus jogadores para entrarem na zona pelo lado contrário.

A atacar era tão bom como a defender. Não só possuía uma qualidade de passe estupenda, como tinha a paciência necessária para esperar pelo momento certo. Pelo momento em que o seu passe pudesse ser mais devastador para a defesa contrária. Em todas as fases do jogo, Lidstrom estava um passo à frente de todos os outros. Ele só não joga na NHL porque não quer.

A sua carreira terminou com um palmarés invejável, mas a sua conquista mais importante são as imagens que marcam a memória de quem o viu jogar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s