NHL: Estrutura

Desde 2000, ano da criação dos Columbus Blue Jackets e Minnesota Wild, que a NHL é composta por 30 equipas, divididas em duas Conferências: Este e Oeste. Devido à maior concentração de equipas no lado este do continente americano, algumas queixavam-se da distância que eram obrigadas a percorrer para disputarem os jogos.

A partir desta época, Detroit Red Wings e Columbus Blue Jackets vêem finalmente cumprido o seu desejo e fazem agora parte da Conferência Este, que fica assim composta por 16 equipas, enquanto que a Conferência Oeste apenas fica com 14. As Conferências estão divididas em 2 divisões cada. A Divisão Pacífico e a Divisão Central constituem a Conferência Oeste, enquanto que a Conferência Este é composta pela Divisão Metropolitana e pela Divisão Atlântica. Neste quadro podem ver a composição de cada divisão.

Tal como a grande maioria dos desportos norte-americanos, na NHL disputa-se a época regular e os playoffs. Na época regular, as equipas realizam 82 jogos que vão determinar a sua posição na classificação.

Cada equipa realiza 4 ou 5 jogos contra equipas da mesma divisão, pelo menos 3 jogos contra equipas da mesma conferência e 2 jogos contra equipas da conferência oposta, de maneira a perfazer os 82 jogos.

Na NHL não há empates. Cada vitória vale 2 pontos, mesmo que seja alcançada no prolongamento ou shootout. A derrota no tempo regulamentar não vale qualquer ponto, enquanto que a derrota no prolongamento ou shootout vale um.

Os primeiros três classificados de cada divisão têm apuramento directo para os playoffs. Os restantes dois lugares de apuramento são seleccionados através de um sistema de wild-card, perfazendo um total de 16 equipas apuradas. Os wild-card são atribuídos às equipas com melhor pontuação na Conferência, excluindo as 6 apuradas directamente.

No fim da época regular, as 16 equipas apuradas entram num torneio a eliminar para eleger os campeões de conferência, que se defrontam na grande final para lutar pela Stanley Cup. Todas as eliminatórias dos playoffs são disputadas à melhor de 7.

Publicado originalmente no blog Planeta Desportivo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s