Antevisão: Sharks – Blackhawks

Os San Jose Sharks vão tentar fazer uma coisa que já não fazem desde do dia 30 de Dezembro de 2010: ganhar no United Center. Se alguém tinha dúvidas, a época 2013/14 tem provado que estas duas equipas pertencem à elite da NHL. Mas o facto de os Sharks não vencerem em Chicago há 3 anos mostra bem a qualidade dos Blackhawks.

Os campeões em título da Stanley Cup lideram a NHL em pontos, em vitórias no tempo regulamentar, em golos marcados. Não há estatística que não seja simpática para os Blackhawks, excepto a percentagem de sucesso no penalty kill, mas até isso tem melhorado nos últimos jogos.

Os Sharks não ficam muito atrás dos Blackhawks nas estatísticas. São a equipa que faz mais remates à baliza do adversário, são das melhores na posse do disco e têm um powerplay letal. Não têm tantos goleadores como os Blackhawks, mas num dia bom são capazes de marcar uma mão cheia de golos.

Este é um teste importante para a equipa de Todd McLellan. Vindos de uma derrota por 4-3 frente aos Colorado Avalanche, onde quase conseguiam recuperar de uma desvantagem de 4 golos, os Sharks querem mostrar que estão ao mesmo nível que os Blackhawks. Um encontro entre estas duas equipas nos Playoffs é bem provável e os Sharks precisam de acreditar que conseguem vencer qualquer adversário.

Para além do duelo entre as equipas, vai haver outro duelo interessante. O duelo dos Patrick. Patrick Sharp e Patrick Marleau são dois jogadores que estão na discussão para a equipa olímpica do Canadá. Sharp está em grande forma, com dois hat-tricks nos últimos 5 jogos, e é o 2º melhor marcador da NHL com 25 golos. Marleau não dá tanto nas vistas, mas tem 41 pontos em 42 jogos, quase sempre jogando contra os melhores jogadores do adversário. Seria uma boa opção se o Canadá quiser ter uma linha mais responsável defensivamente.

Quanto ao jogo propriamente dito, já tenho falado sobre a capacidade dos Blackhawks terem o disco e não o perderem com facilidade, mas hoje isso pode vir a ser mais difícil. Os Sharks têm um forecheck muito forte e, mesmo na zona neutral, pressionam sempre o portador do disco. Os defesas fecham muito bem o espaço na linha azul, o que vai dificultar a entrada na zona ofensiva aos Blackhawks. No entanto, se os defesas dos Sharks cometerem um erro, deixam muito espaço nas suas costas, que pode ser aproveitado pelos avançados dos Blackhawks.

Alinhamento dos Sharks

Joe Pavelski – Joe Thornton – Brent Burns
Patrick Marleau – Logan Couture – Matthew Nieto
James Sheppard – Andrews Desjardins – Bracken Kearns
Freddie Hamilton – John McCarthy – Mike Brown

Marc-Edouard Vlasic – Dan Boyle
Brad Stuart – Justin Braun
Scott Hannan – Jason Demers

Antti Niemi/Alex Stalock

Matthew Nieto ocupa o lugar do lesionado Tomas Hertl. Bracken Kearns marcou o seu 1º golo na NHL aos 32 anos no jogo contra os Anaheim Ducks, no domingo passado. Não se ficou por aqui e marcou mais dois golos nos dois jogos seguintes. Ficou em branco no jogo de ontem, mas é sempre bom ver um jogador cumprir o sonho de jogar na NHL, mesmo que seja tarde na sua carreira.

A linha de Couture e Marleau tem normalmente a missão de jogar contra a melhor linha do adversário, por isso devem passar o jogo colados a Patrick Kane. Já Joe Thornton deverá ver uma boa dose de Jonathan Toews, que vai tentar anular a principal ameaça dos Sharks.

Alinhamento dos Blackhawks

Patrick Sharp – Jonathan Toews – Marian Hossa
Kris Versteeg – Michal Handzus – Patrick Kane
Bryan Bickell – Andrew Shaw – Brandon Saad
Brandon Bollig – Marcus Kruger – Ben Smith

Duncan Keith – Brent Seabrook
Niklas Hjalmarsson – Johnny Oduya
Nick Leddy – Michal Rozsival

Corey Crawford

Corey Crawford será o titular pelo 2º jogo consecutivo desde que recuperou de uma lesão na virilha. Antti Raanta fez um excelente trabalho enquanto Crawford esteve indisponível e ganhou o seu lugar no plantel principal dos Blackhawks, mas para uma equipa destas não interessa muito quem é o guarda-redes. Um guarda-redes mediano chega para esta equipa lutar pelo título.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s