Antevisão: Leafs – Rangers

Hoje vamos ter uma noite atarefada na NHL com 14 jogos, antes de uma paragem de 3 dias para festejar o Natal. Todas as equipas da NHL vão entrar em acção, excepto os Montreal Canadiens e os Vancouver Canucks. Na SportTv vamos puder assistir ao jogo entre os New York Rangers e os Toronto Maple Leafs, a partir da meia-noite.

As atenções vão estar viradas para as balizas. Depois de ter sido substituído no jogo de sábado frente aos Detroit Red Wings, James Reimer vai dar o lugar a Jonathan Bernier na baliza dos Maple Leafs. Já nos Rangers, deverá ser Cam Talbot o titular, depois da moralizadora vitória de ontem frente aos Minesotta Wild, por 4-1.

É curioso ver que ambas as equipas tem uma espécie de controvérsia na baliza, mas nos dois casos, os maus resultados devem-se mais ao fraco desempenho dos jogadores de campo. Os Rangers, apesar de dominarem os jogos, cometem turnovers que muitas vezes dão contra-ataques perigosos ao adversário. Já os Leafs não conseguem segurar uma liderança. Mal marcam um golo, a equipa recua, fecha-se na sua zona e acaba por cometer erros defensivos que deixam os seus guarda-redes ficar mal.

Nenhuma destas equipas está a jogar o sistema pretendido pelos treinadores. Podemos dizer que eles ainda não tiveram tempo para o implementar, mas o problema parece residir na adequação dos jogadores a esses sistemas. Os Rangers não têm a defesa que é necessária para jogar o hockey de ataque de Alain Vigneault, nem os Leafs têm os jogadores mais indicados para o dump-and-chase de Randy Carlyle. A solução passará por mexidas no plantel, ou pequenas alterações no sistema que permitam a estas equipas serem mais bem sucedidas.

Os Rangers terminam uma série de 9 jogos consecutivos em casa, mas têm a desvantagem de terem jogado na noite de ontem. Os Leafs tiveram um dia de descanso, mas a viagem de Toronto para Nova Iorque pode equilibrar as contas. A verdade é que apesar de estarem na luta por um lugar nos Playoffs, ambas as equipas têm sérios problemas a resolver até lá.

Alinhamento dos Maple Leafs

James van Riemsdyk – Nazem Kadri – Phil Kessel
Mason Raymond – Peter Holland – Joffrey Lupul
David Clarkson – Jay McClement – Nik Kulemin
Jerry D’Amigo – Jerred Smithson – Colton Orr

Carl Gunnarsson – Dion Phaneuf
Jake Gardiner – Cody Franson
Paul Ranger – Morgan Rielly

Paul Ranger entra para o lugar de Jonh-Michael Liles e Colton Orr também regressa ao alinhamento, se compararmos com o último jogo frente aos Red Wings. Liles e Morgan Rielly não foram muito felizes no jogo contra Detroit, mas parece-me injusto culpar um só jogador, quando toda a equipa esteve igualmente mal.

Alinhamento dos Rangers

Chris Kreider – Derek Stepan – Rick Nash
Brad Richards – Derick Brassard – Mats Zuccarello
Carl Hagelin – J.T. Miller – Benoit Pouliot
Brian Boyle – Dominic Moore – Derek Dorsett

Ryan McDonagh – Dan Girardi
John Moore – Anton Stralman
Michael Del Zotto – Justin Falk

Alain Vigneault é conhecido por fazer muito zone matching. Eu já cobri este aspecto num artigo durante o verão, mas resumidamente, o zone matching é a utilização de uma linha quase exclusivamente nos face-offs na zona defensiva, de maneira a libertar as outras linhas do trabalho defensivo. Brian Boyle, Dominic Moore e Derek Dorsett tem sido os sacrificados e raramente vêem um face-off na zona ofensiva. Já a linha de Brad Richards tem tido muito poucas responsabilidades defensivas. É de esperar que essa tendência continue no jogo de hoje.

Atenção a Chris Kreider, que tem sido um dos poucos positivos na época dos Rangers. O jovem avançado de 22 anos não tinha a melhor relação com John Tortorella, mas libertou-se com a chegada de Alain Vigneault e já leva 9 golos e 20 pontos marcados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s