Leafs adquirem Jonathan Bernier

20130624-025704.jpg

Desde Curtis Joseph que os Leafs não tinham um guarda-redes de classe mundial. Durante anos a equipa sofreu com exibições fracas entre os postes, mas finalmente encontraram a solução. Não. Não estou a falar de Jonathan Bernier. Estou a falar de James Reimer.

Apesar da época magnifica de Reimer, os Leafs trocaram Ben Scrivens, Matt Frattin e uma 2ª escolha no Draft pelo guarda-redes suplente dos Los Angeles Kings. Eu sei que Bernier não é um simples suplente. Tem potencial para mais. Mas não percebo a razão desta troca.

Se o objectivo é que Bernier seja o titular da baliza dos Leafs, é uma má ideia. Péssima, mesmo. Bernier tem 91.2% de defesas em 62 jogos. É uma amostra muito pequena para avaliara sua valia como titular. Por outro lado, James Reimer tem 91.5% de defesas em 104 jogos.

Só 6 guarda-redes conseguiram ter mais do que 92% de defesas em duas épocas consecutivas nos últimos 3 anos. Henrik Lundqvist fê-lo nas três épocas. Os outros cinco foram Tim Thomas, Jimmy Howard, Pekka Rinne, Corey Schneider e… JAMES REIMER.

Se não contabilizarmos os jogos que ele fez no regresso precipitado depois da concussão sofrida em 2011, a percentagem de defesas de Reimer em 5-contra-5 é de 93%. São números de elite.

Reimer e Bernier foram ambos seleccionados no Draft de 2006. Reimer foi escolhido na 4ª ronda, enquanto que Bernier o foi na 1ª. Será por isso? Pedigree? Ser escolhido em primeiro no Draft normalmente diz muito sobre o valor de um guarda-redes. Basta perguntar a Marc-Andre Fleury ou a Rick DiPietro.

Se a ideia é reforçar a posição para dar luta pela titularidade a Reimer, ainda é mais idiota. Tudo o que os Leafs não precisam é de drama na baliza. Nem toda a gente sabe lidar tão bem com a situação como Luongo. Aliás, Bernier pediu para ser trocado dos Kings exactamente porque não queria ser mais suplente do outro Jonathan (Quick). E agora vem para Toronto para ser suplente do Reimer?

E o que é que havia de mal com o Ben Scrivens? Ele segurou o barco esta época quando Reimer esteve lesionado e tem 91% de percentagem de defesas. Não é assim tão diferente de Bernier e era bastante mais barato, apenas 624 mil dólares por época. Sim porque ainda há mais essa.

Jonathan Bernier está em fim de contrato e os Leafs ainda precisam de chegar a acordo com ele. Isso não deverá ser um problema, mas o valor monetário ficará muito acima dos 624 mil de Scrivens e mais perto dos 1,8 milhões de Reimer.

Depois ainda há a perda de mais um avançado em Matt Frattin. Komarov está de saída para a KHL. Bozak e MacArthur não devem renovar e os Leafs estão reduzidos a 7 avançados com contrato válido para a próxima época.

A troca é má, mas não é catastrófica. Ninguém sabe ao certo o que ira dar Jonathan Bernier. Frattin e Scrivens são duas pecas dispensáveis e a 2ª ronda pode dar em nada.

No entanto, esta troca, a juntar à renovação de Korbinian Holzer e Colton Orr, são pequenos erros que vão gastando recursos que deviam ser utilizados para reforçar as verdadeiras necessidades da equipa. Um guarda-redes suplente não é uma delas.

Anúncios

One thought on “Leafs adquirem Jonathan Bernier

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s