O que é que os Blackhawks fizeram bem no Jogo 4?

Se perguntasse aos fãs da NHL quem é o principal responsável pela solidez defensiva dos Bruins, acredito que as respostas se iam dividir entre Zdeno Chara e Tukka Rask.

Chara é o melhor defesa da liga. Ele obriga equipas tão talentosas como os Pittsburgh Penguins a mudar o seu jogo só para o anular, mas se formos ver os números percebemos que ele não é assim tão influente.

Com Chara no gelo, os Bruins sofrem 2.02 golos por 60 minutos. Sem Chara, sofrem 2.04. Estes números não têm em consideração a qualidade da competição (que no caso de Chara é enorme), mas mostra que a diferença entre os Bruins com Chara e sem Chara não é assim tão grande.

A verdadeira força dos Bruins está no seu sistema e na forma como toda a equipa o adopta durante o jogo. Claude Julien aplica um conceito de defesa em “camadas”. A ideia é ter sempre um defesa pronto para cobrir um erro de um colega. Numa defesa tradicional, cada defesa tem a responsabilidade de marcar um avançado. Se ele for batido o avançado fica com caminho livre para a baliza.

Normalmente, o papel dos alas é marcar os defesas adversários e prevenir os remates da linha azul. Os Bruins preferem dar esses remates de barato e colocar os alas mais perto dos defesas. Assim eles podem servir de cobertura a qualquer erro dos seus colegas.

fotografia (5)

Quando o disco está nos cantos a ideia é a mesma: criar camadas. Um dos defesas pressiona activamente o portador do disco, enquanto que o outro se coloca um pouco recuado, pronto para reagir ao desenvolvimento da jogada.

fotografia (3)

Nesta imagem vemos Seidenberg a marcar Michael Handzus em cima, enquanto que Brad Marchand se afasta do centro da jogada e se coloca na melhor posição para reagir. Se porventura Handzus batesse Seidenberg, ainda tinha que passar por Marchand para chegar à baliza, conferindo mais uma camada à defesa dos Bruins.

fotografia

Neste caso, Handzus passou o disco a Kane, Marchand avançou para pressiona o avançado dos Blackhawks e Seidenberg recuou para passar à cobertura, mantendo sempre a camada extra.  Apesar deste sistema ser altamente eficaz, os Blackhawks têm o que é preciso para o derrotar, e fizeram-no no Jogo 1, mas principalmente no Jogo 4.

Primeiro: entrar na zona ofensiva com velocidade, para não deixar que os Bruins montem a sua estrutura defensiva. A fraqueza mais evidente da defesa dos Bruins é a velocidade.

Segundo: manter os jogadores próximos. Isto contradiz os conceitos básicos do ataque. Numa situação normal uma equipa deve afastar os jogadores para aproveitar o espaço livre nas costas da defesa. Mas contra os Bruins a lógica tem que ser invertida.

Os Blackhawks têm atacado com velocidade em todos os jogos, mas só se limitaram a correr pelos corredores laterais e nunca conseguiram levar o jogo para o meio, onde se cria o verdadeiro perigo.

Para bater Tukka Rask, os Blackhawks têm que criar remates de posições com maior probabilidade de sucesso. Para isso precisam penetrar no meio da defesa dos Bruins. Já que fintar Zdeno Chara não é uma opção, restam passes curtos de apoio para tentar desestabilizar os defesas dos Bruins.

fotografia (4)

No 3º golo dos Blackhawks no Jogo 4, Patrick Kane entrou em velocidade na zona ofensiva e Bryan Bickell ofereceu um apoio curto no meio. Este passe curto abriu um espaço enorme na defesa, que Bickell atacou. Segundos mais tarde, Kane aproveitou a desorientação da defesa dos Bruins para marcar golo num ressalto.

Se Bickell não desse o apoio curto, a única opção de Kane seria despejar o disco. O mesmo conceito funciona também nos cantos, como se viu no golo de Brandon Saad no Jogo 1.

fotografia (2)

Toews bate o primeiro jogador dos Bruins. Quando o 2º avança para pressionar, Toews tem a opção de fazer um passe curto para Saad, batendo as camadas dos Bruins.

A grande diferença do Jogo 3 para o Jogo 4 foi a proximidade dos jogadores dos Blackhawks. Com maior apoio ao portador do disco, os Blackhawks conseguiram afastar o jogo das bordas e trazê-lo para o meio, onde podem fazer a vida negra a Tukka Rask.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s