Obrigado, James Reimer!

20130422-124807.jpg

Com a vitória por 4-1 sobre os Ottawa Senators, os Toronto Maple Leafs garantiram a presença nos Playoffs pela primeira vez desde 2004. Nove anos é muito tempo afastado das grandes decisões, ainda mais para uma equipa com a história dos Leafs.

Para que o enguiço fosse quebrado, muitas coisas tiveram que correr bem. Infelizmente muito do crédito vai ser dado a Randy Carlyle, erradamente.

As principais razões para o apuramento dos Leafs têm dois nomes: sorte e James Reimer. Os Leafs são a equipa que sofrem mais remates por jogo na NHL, com uma média de 32.8. Nenhuma equipa se apurava para os Playoffs com tantos remates sofridos desde os Montreal Canadiens de 2002.

Ainda bem que esta época só tem 48 jogos, porque da maneira como os Leafs são dominados pelos adversários, se tivesse os normais 82 havia tempo suficiente para mais uma queda colossal. À la 2011/2012.

Para além dos remates que vão ao poste ou ficam a dançar em cima da linha de golo, existe outro obstáculo que tem mantido os Leafs à tona da água. James Reimer tem tido uma época fabulosa. Arrisco-me a dizer a melhor de um guarda-redes dos Leafs nos últimos 10 anos.

Depois de toda a conversa à volta de Luongo e Kiprussoff (!?), os Leafs optaram por não reforçar a baliza no trade deadline, entregando as chaves do carro a James Reimer, naquela que se tornou uma decisão certa.

Podem dizer o que quiserem sobre o esquema defensivo de Carlyle, a nova personalidade dos Leafs ou a importância de Colton Orr e Frazer McLaren. Nada disso ajudou os Leafs. Antes pelo contrário.

O uso de Orr e McLaren por parte de Carlyle foi quase suicida, não só deixando de fora jogadores com muito maior qualidade, como também sobrecarregando as outras 3 linhas. Sim, porque esta só joga 4 minutos por jogo, e mal.

E eu nem sequer quero falar das experiências que ele andou a fazer na defesa, com jogadores como Korbinian Holzer e Mike Kostka, deixando John-Michael Liles e Jake Gardiner de fora.

Eu não quero estragar este momento. É a primeira vez que eu vou puder ver um jogo da minha equipa preferida nos Playoffs. Mas… (tinha que haver um mas) esta equipa não tem o que é preciso para voltar a repetir a proeza no próximo ano.

Com a época a ser jogada na totalidade, e sem melhorias significativas durante o verão, eu prevejo que os Leafs voltem a lutar pela primeira escolha no Draft para o ano. Eu sei… É triste…

Mas até lá… PLAYOFFS!!!!!!!!!!!!!!

tumblr_ldtamoJFiR1qckxc3o1_250

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s