Qual o valor de P.K. Subban?

Pode ser uma pergunta parva, mas será que os Montreal Candiens e o seu GM Marc Bergevin sabem quanto vale P.K. Subban e o quão importante ele é para equipa?

Provavelmente sabem. Se sabem este impasse é ainda mais bizarro. Se não sabem, os fãs dos Canadiens deviam ficar preocupados.

Depois de Jamie Benn ter chegado a acordo com os Dallas Stars, P. K. Subban é um dos últimos restricted free agents ainda por assinar (juntamente com Ryan O’Reilly). Os dois lados permanecem distantes, muito distantes segundo algumas fontes.

As últimas informações apontam para a persistência dos Canadiens num contrato de 2 anos por $5 milhões de dólares. Esta oferta fica bastante abaixo da produção de Subban no gelo. Chega a ser mesmo absurda.

Há poucos dias, Subban afirmou à imprensa que simplesmente quer receber aquilo que merece, mas é óbvio que os dois lados têm opiniões muito diferentes quanto ao valor do defesa de 23 anos.

Parece que os Canadiens consideram que Subban vale o mesmo que Michael Del Zotto. Tal como Subban, Del Zotto era um restricted free agent, que assinou um contrato de 2 anos por $5 milhões com os New York Rangers.

O único problemas com esta comparação é que, apesar de a produção em termos de pontos ser semelhante, Subban é usado em situações de jogo mais difíceis. Especialmente em 5v5.

Antes de vos mostrar os números tenho que explicar o conceito de Corsi. Corsi é o diferencial das tentativas de remate (golos+remates defendidos+remates falhados+remates bloqueados). Esta estatística é a mais representativa da qualidade de um jogador, porque a amostra é maior do que se usássemos, por exemplo, golos ou remates. Maior amostra, menor variabilidade estatística.

Resumindo, se o jogador X tem um Corsi de +1 significa que quando o jogador X está no gelo a sua equipa fez mais uma tentativa de remate do que o adversário.

Vamos então comparar os números.

pk

O Rel Corsi (Relative Corsi) não é mais do que a relação do Corsi de um jogador com a média da sua equipa. Esta maneira de apresentar o Corsi é a melhor para comparar jogadores de equipas diferentes, uma vez que elimina vantagem que podiam ter os jogadores que jogam em equipas melhores. Podemos então concluir que quando Subban está no gelo os Canadiens superam largamente a sua média, enquanto que Del Zotto fica um pouco abaixo do resto da sua equipa.

No entanto, o Corsi é muito influenciado pelo o uso do jogador. Por exemplo, um defesa que enfrente os melhores jogadores da NHL tem mais dificuldades em alcançar um Corsi positivo. Para avaliar esse factor temos o Qoc, que é a sigla para Quality of Competition (qualidade da competição) e que se calcula pela média do Corsi dos jogadores que defronta.

Outro factor que puxa o Corsi para cima é a percentagem de turnos que um jogador começa na zona ofensiva, representado pelo OZ%.

O que estas duas estatísticas nos dizem é que Subban joga contra adversários de maior qualidade e começa mais turnos na sua zona defensiva, o que valoriza ainda mais o seu Corsi.

Existe outra maneira para avaliar a qualidade da competição, de uma forma mais clara, dando caras e nomes a estes números. Para isso vou enumerar os 10 avançados que jogaram mais tempo contra Subban e Del Zotto.

Subban: Jason Pominville, Jason Spezza, Milan Michalek, Phil Kessel, Derek Roy, John Tavares, Tyler Bozak, Steven Stamkos, Matt Moulson, Ilya Kovalchuk.

Del Zotto: Petr Sykora, Matt Read, Danias Zubrus, David Clarkson, Frans Nielsen, Wayne Simmonds, Michael Grabner, Patrik Elias, Shawn Matthias, Pascal Dupuis.

Apesar desta análise ser fortemente influenciada pela força das respectivas divisões, nota-se claramente que Subban enfrenta frequentemente as primeiras linhas do adversário, enquanto que Del Zotto fica-se pelas segundas, ou até terceiras linhas em alguns casos.

Não estou a criticar o Del Zotto. É um jogador útil dentro do papel que tem na sua equipa. Apenas o usei como comparação porque o seu contrato é igual à oferta que os Canadiens supostamente fizeram a Subban.

Para terem uma ideia de como os números de Subban se comparam com o resto da NHL, apenas 12 defesas tiveram maior QoC do que ele. Desses 12, apenas dois conseguiram um Corsi superior. Shea Weber e Nicklas Lidstrom.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s