Leafs renovam com Joffrey Lupul por 5 anos

Os Toronto Maple Leafs renovaram o contrato de Joffrey Lupul por mais cinco anos. Lupul vai receber $5.25 milhões de dólares por ano até à época 2017-18.

Lupul têm talento ofensivo e mostrou-o em Anaheim, Edmonton e Philadelphia, mas foi em Toronto que atingiu o máximo de pontos na sua carreira. Ao lado de Phil Kessel, Lupul marcou mais golos, fez mais assistências e produziu como um verdadeiro ala de topo.

Mas o contrato é problemático por 3 razões. Primeiro, Lupul beneficia de jogar ao lado de Phil Kessel, esse sim um jogador de topo. Kessel carrega o jogo e Lupul só tem de fazer aquilo que sabe, finalizar. Mas o instinto é uma característica facilmente substituível, já a criatividade não.

Segundo, Lupul nunca jogou os 82 jogos completos e já não faz mais de 70 jogos numa época desde 2009. Um jogador que falha um mínimo de 12 jogos nos últimos 5 anos devido a lesão não parece o melhor candidato a uma extensão de 5 anos.

Terceiro, Lupul tem tido sorte em Toronto. A sua percentagem de remate (golos / remates à baliza) passou de 11% para 12.6% desde que chegou aos Leafs, enquanto que os remates por jogo desceram de 3.55 para 2.84.

Lupul remata menos porque joga ao lado de alguém muito melhor que ele. Alguém que não larga o disco.

Não é preciso pagar $5 milhões por ano a um jogador para ele não tocar no disco. Qualquer pessoa faz isso.

Não é só o factor inflacionário de jogar com Phil Kessel. Lupul está mesmo a prejudicar o jogo de Kessel, reduzindo o seu Corsi de 50.9% para 47.9%.

Mas ao mesmo tempo… eu percebo. O contrato de Lupul terminava este ano e a lista de prováveis free agentes disponíveis no próximo defeso, bem, digamos que não é do outro mundo.

O melhor cenário, do meu ponto de vista, seria trocar Lupul enquanto ele ainda for considerado um dos melhores marcadores da NHL. 

Comprar barato, vender alto. É o truque para melhorar uma equipa através de trocas. Com este contrato, os Leafs baixaram automaticamente o valor de Lupul.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s