Começou

19 de Janeiro de 2013. Finalmente os jogadores deixaram a mesa de negociações e voltaram para o gelo, de onde nunca deviam ter saído.  O primeiro dia da época 2013 foi recheado de surpresas. Nem mesmo se tentasse podia inventar os acontecimentos da noite passada.

Os quadragenários Teemu Selanne e Jaromir Jagr brilharam, com 4 pontos cada. No outro extremo do espectro etário, Jonathan Huberdeau e Vladimir Tarasenko estrearam-se a marcar na NHL. O Russo contabilizou mesmo dois tentos na vitória dos St. Louis Blues. Parece que temos candidato ao Calder…

Vamos então ver as incidências dos 13 jogos de ontem.

Pittsburgh Penguins 3 – 1 Philadelphia Flyers

Os dois rivais reencontraram-se para reviver os Playoffs do ano passado. O vencedor foi outro, mas essa não foi a única diferença. Um jogo lento e mastigado relembrou-nos que a eliminatória alucinada com 314 PIM e 56 golos em seis jogos já foi há muito tempo.

Os Penguins entraram muito melhor no jogo, e aos 8 minutos já venciam por 2-0, com golos de Tyler Kennedy e James Neal. As estrelas de ambas as equipas estiveram muito apagadas. Só Claude Giroux apareceu no segundo período para reduzir para 2-1, depois de um passe delicioso de Scott Hartnell.

Nos últimos 20 minutos, Marc-Andre Fleury manteve a vantagem de um golo até Chris Kunitz estabelecer o resultado final, em empty net.

Estrelas do Jogo

  1. James Neal (PIT) – 1 golo, 7 remates
  2. Claude Giroux (PHI) – 1 golo, 3 remates
  3. Marc-Andre Fleury (PIT) – 27 defesas, 96.3% Def

Ottawa Senators 4 – 1 Winnipeg Jets

Erik Karlsson lembrou a toda a gente porque ganhou o Norris Trophy no ano passado. Com 1 golo e duas assistência, o Sueco liderou os Senators numa vitória tranquila em Winnipeg.

Os Jets não conseguiram produzir o suficiente no ataque para equilibrar a fraca exibição de Ondrej Pavelec. Um guarda-redes a ganhar $3.9 milhões de dólares não pode ter uma percentagem de defesas de 89.2%.

Estrelas do Jogo

  1. Erik Karlsson (OTT) – 1 golo, 2 assistências
  2. Dustin Byfuglien (WPG) – 1 golo, 6 remates
  3. Milan Michalek (OTT) – 1 golo, 2 remates

Chicago Blackhawks 5 – 2 Los Angeles Kings

Os Chicago Blackhawks estragaram a festa dos actuais campeões da Stanley Cup. No dia em que ergueram as faixas de campeão, os Los Angeles Kings foram presenteados com uma derrota por 5-2.

Patrick Kane ficou chateado por ter que esperar tanto tempo pelo início do jogo e abriu o marcador logo aos 3 minutos. Marian Hossa é mais um veterano a mostrar-se em grande forma neste início de época. Aliás, notou-se uma grande diferença de ritmo entre as duas equipas. O facto de alguns jogadores dos Blackhawks terem jogado na Europa pode ter contribuído.

Estrelas do Jogo

  1. Marian Hossa (CHI) – 2 golos, 1 assistência
  2. Brent Seabrook (CHI) – 1 assistência, 23:01 minutos de jogo
  3. Kyle Clifford (LAK) – 2 assistências, + 2

New York Rangers 1 – 3 Boston Bruins

Os Boston Bruins dominaram os Rangers a seu belo prazer. Durante todo o jogo notou-se a superioridade da equipa de Boston, principalmente em posse. Os Rangers não conseguiam roubar-lhes o disco nem que a sua vida dependesse disso.

Henrik Lundqvist segurou a sua equipa enquanto pode, mas não teve auxilio da defesa. Milan Lucic teve um jogo de extremos. Marcou o primeiro golo da partida e foi expulso, já no terceiro período, por conduta anti-desportiva.

Estrelas do Jogo

  1. Tukka Rask (BOS) – 20 defesas, 95.2% Def
  2. Henrik Lundqvist (NYR) – 31 defesas, 91.2% Def
  3. Patrice Bergeron (BOS) – 1 assistência, 5 remates

Toronto Maple Leafs 2 – 1 Montreal Canadiens

O novo GM dos Leafs, Dave Nonis, abriu espaço aos jovens com a troca de Matt Lombardi e a despromoção de Tim Connolly para os Marlies. Nazem Kadri aproveitou a oportunidade e fez um belo jogo pela equipa de Toronto.

Randy Carlyle optou por Ben Scrivens como o titular na baliza e não se arrependeu. Scrivens beneficiou de ter alguns jogos da AHL na bagagem e mostrou-se bastante seguro. No fim, os fãs dos Canadiens ficaram a gritar “we want PK”.

Estrelas do Jogo

  1. Nazem Kadri (TOR) – 1 golo, 2 remates
  2. Ben Scrivens (TOR) – 21 defesas, 95.5% Def
  3. Brian Gionta (MTL) – 1 golo, 1 remate

New Jersey Devils 2 – 1 New York Islanders

Sem Adam Henrique, de fora a recuperar de uma cirurgia aos ligamentos do polegar, os New Jersey Devils derrotaram os New York Islanders de John Tavares.

As defesas sobrepuseram-se aos ataque e os dois guarda-redes tiveram uma noite descansada. Nem Ilya Kovalchuck, nem John Tavares mostraram muita inspiração e os Devils acabaram por vencer graças a um golo de David Clarkson, no terceiro período.

Estrelas do Jogo

  1. Travis Zajac (NJD) – 1 golo, 2 remates
  2. Martin Brodeur (NJD) – 18 defesas, 94.7% Def
  3. Evgeni Nabokov (NYI) – 26 defesas, 92.9% Def

Washington Capitals 3 – 6 Tampa Bay Lightning

Os Tampa Bay Lightning começaram da melhor maneira a época, com uma vitória clara sobre os rivais de divisão Washington Capitals. Martin St. Louis foi a grande figura da partida, fazendo esquecer que tem 37 anos. Mesmo assim continua a ser um dos jogadores mais rápidos da NHL.

Os Capitals foram desastrosos a defender e Braden Holtby não conseguiu suster a pressão. O jovem de 23 anos foi fantástico nos Playoffs do ano passado num sistema bastante conservador. A mudança de treinador pode não ter sido o melhor para Holtby.

Estrelas do Jogo

  1. Martin St. Louis (TBL) – 2 golos, 1 assistência
  2. Joel Ward (WSH) – 2 golos, 5 remates
  3. Cory Conacher (TBL) – 1 golo, 1 assistência

Carolina Hurricanes 1 – 5 Florida Panthers

Jonathan Huberdeau apresentou-se à NHL da melhor maneira. O jovem de 19 anos, escolhido em terceiro no Draft de 2011, aterrorizou a defesa de Carolina. O ataque de Florida fez a cabeça em água a Cam Ward, que com 4 golos sofridos em 12 remates (66.7% Def) foi substituido por Dan Ellis, ainda no primeiro período.

Ao lado de Huberdeau esteve uma das surpresas da pré-época, o veterano Alex Kovalev. O Russo de 39 anos já não jogava na NHL desde 2010, veio treinar à experiência com os Panthers e acabou por ficar. No regresso, marcou 1 golo e fez 2 assistências.

Estrelas do Jogo

  1. Jonathan Huberdeau (FLA) – 1 golo, 2 assistências
  2. Brian Campbell (FLA) – 2 golos, 2 remates
  3. Alex Kovalev (FLA) – 1 golo, 2 assistências

Detroit Red Wings 0 – 6 St. Louis Blues

Em St. Louis foi também um rookie que liderou os Blues. Vladimir Tarasenko marcou dois golos na sua estreia, o segundo muito bom por sinal. O Russo já tinha atraído atenções no SKA da KHL, onde marcou 31 pontos em 31 jogos ao lado de Ilya Kovalchuck.

Para os Red Wings, habituados a estarem sempre no topo da NHL, é raro sofrer uma derrota tão humilhante. Jonas Gustavsson entrou para o lugar de Jimmy Howard no início do terceiro período, mas equipa nunca conseguiu organizar-se defensivamente. Um defesa vencedor de 7 Norris Trophy faz muita falta.

Estrelas do Jogo

  1. Vladimir Tarasenko (STL) – 2 golos, 5 remates
  2. Chris Stewart (STL) – 2 golos, 5 remates
  3. Jaroslav Halak (STL) – 14 defesas, 100% Def

Columbus Blue Jackets 3 – 2 Nashville Predators

Os fãs dos Blue Jackets merecem esta vitória. Depois de uma época desastrosa no ano passado, perderam a lotaria do Draft para os Oilers, Rick Nash para os Rangers e o All Star Game para o Lockout. Uma vitória importante para uma equipa que corre o risco de ser realojada durante este CBA.

As duas equipas repartiram o jogo até ao último minuto e só o decidiram no shootout. Sergei Bobrovsky fez um bela exibição e consolidou a sua titularidade na baliza dos Blue Jackets.

Estrelas do Jogo

  1. Sergei Kostitsyn (NSH) – 2 assistências, +1
  2. Fedor Tyutin (CBJ) – 2 assistências, 4 remates
  3. Sergei Bobrovsky (CBJ) – 32 defesas, 94.1% Def

Phoenix Coyotes 3 – 4 Dallas Stars

Jaromir Jagr teve uma estreia memorável em Dallas, com 4 pontos na vitória sobre os Phoenix Coyotes. A idade parece não afectar a qualidade técnica do Checo, que continua a tratar o disco como se fosse a sua amante. Num jogo muito movimentado entre duas boas equipas, Kari Lehtonen fez a diferença, com 37 defesas.

Do lado dos Coyotes, Mike Smith esteve aquém das expectativas. O guarda-redes colocou a fasquia muito elevada na época passada e vai ter que elevar o seu jogo se os Coyotes quiserem ir aos Playoffs.

Estrelas do Jogo

  1. Jaromir Jagr (DAL) – 2 golos, 2 assistências
  2. Radim Vrbata (PHX) – 2 golos, 1 assistência
  3. Louie Eriksson (DAL) – 1 golo, 1 assistência

Colorado Avalanche 2 – 4 Minnesota Wild

A primeira linha dos Wild promete. Zach Parise, Dany Heatley e Mikko Koivu combinaram para dois golos no powerplay, que foram decisivos para a vitória da equipa do Minnesota. Heatley marcou o 350º golo da sua carreira e Mikael Granlund estreou-se a marcar na NHL.

Os Avalanche continuam à espera de chegar a acordo com Ryan O’Reilly para a renovação do seu contrato. Não esperem muito desta equipa antes de isso acontecer. O’Reilly é uma peça fundamental.

Estrelas do Jogo

  1.  Dany Heatley (MIN) – 2 golos, 5 remates
  2. Mikael Granlund (MIN) – 1 golo, 14:49 minutos de jogo
  3. Zach Parise (MIN) – 2 Assistências, 8 remates

Anaheim Ducks 7 – 3 Vancouver Canucks

 

Roberto Luongo passou de dispensado a titular num só jogo. Com uma exibição fraca de Cory Schneider, os Canucks viram-se obrigados a recorrer a Luongo, o que não adiantou muito porque o problema não estava no guarda-redes.

Os Ducks dominaram a partida por completo, principalmente com a sua segunda linha, curiosamente uma coisa que falta aos Canucks. Daniel Winnik e Saku Koivu estiveram muito fortes, ao contrário da defesa dos Canuck que pareceu confusa durante grande parte do jogo.

Estrelas do Jogo

  1. Teemu Selanne (ANA) – 2 golos, 2 assistências
  2. Daniel Winnik (ANA) – 2 golos, +2
  3. Saku Koivu (ANA) – 2 assistências, +2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s