Defeso – Buffalo Sabres

Este é o terceiro de uma série de artigos que irá cobrir o defeso de todas as equipas da NHL. Vou analisar o que as equipas fizeram até agora e o que falta fazer até ao ínicio da nova temporada em Outubro… Cof!Cof!

Guarda Redes

O duo Miller-Enroth dá garantias de boas exibições entre os postes. Miller vem de duas épocas complicadas (gutless, mesmo), pondo em causa o seu lugar na elite da NHL. É de prever que ele recupere a boa forma na próxima época, principalmente se se mantiver afastado das lesões (e de Milan Lucic).

Mesmo que isso não aconteça, Jhonas Enroth é um suplente apto a tomar as rédeas da equipa a qualquer altura. Com apenas 24 anos, o Sueco será o futuro titular da baliza dos Sabres e está a aproveitar para aprender tudo o que pode com Ryan Miller (palavrões em inglês, principalmente).

Defesa

Os Sabres têm uma grande profundidade defensiva, e alguns dos actuais defesas podem até ser dispensáveis, como Jordan Leopold, Andrej Sekera ou TJ Brennan. Os Sabres devem ter em consideração que Mark Pysyk e Jerome Gauthier-Leduc estarão prontos para jogar na NHL dentro de 1/2 anos, e vão precisar de espaço.

Existe a possibilidade de os Sabres usarem este excesso de jogadores numa troca por um ala que traga maior capacidade ofensiva. Bobby Ryan e Jarome Iginla são algumas da hipóteses à mercê de Darcy Regier.

Ataque

Depois de quase um ano de rumores, Derek Roy foi finalmente trocado para os Dallas Stars, por Steve Ott e Adam Pardy.  Ott é tudo o que Roy não é: duro, implacável e agitador. Ott pode contribuir ofensivamente, mas não foi essa a razão da sua aquisição. Ele adapta-se à recente tendência de endurecer as equipas (principalmente na Divisão Nordeste que para o ano vai parecer o Monday Night Raw). Dureza é algo que os adeptos dos Sabres têm pedido desde o “Caso Lucic”. A saída de Roy marca o fim de uma era e o começo de outra, liderada pelas jovens promessas da equipa (Cody Hodgson, Tyler Ennis, Mikhail Grigorenko).

A busca pela dureza continuou com a aquisição de John Scott, um ser humano maciço (2.03m e 122 Kg) que irá dividir o seu tempo entre a NHL e a AHL. Sem habilidade com o disco, sem remate, sem sentido posicional, sem nenhuma competência minimamente relacionada com o hóquei no gelo, John Scott serve apenas para um propósito: bater nas pessoas. De facto o seu recorde é impressionante: 24 vitórias, 0 derrotas (agora é que o Lucic se borrou todo, esta foi a sua reacção à notícia).

Depois da saída de Roy, a principal dúvida no alinhamento é a posição de centro da 1ª linha. Tyler Ennis e Cody Hodgson são os dois principais candidatos. Ennis esteve muito bem na segunda metade da época passada, mostrou grande criatividade e muita capacidade para gerar espaço na zona ofensiva. Hodgson teve algumas dificuldades de adaptação, depois de ter vindo dos Vancouver Canucks a meio da época, por troca com Zack Kassian. Com mais tempo de preparação para esta época (provavelmente o ano inteiro), com maior cumplicidade com os seus colegas e melhor adaptado à vida em Buffalo, Hodgson poderá recuperar a sua melhor forma.

Os verdadeiros problemas dos Sabres estão nas alas. Existem rumores do interesse em Bobby Ryan, depois de terem falhado a contratação de Zach Parise. Ville Leino teve uma época horrível (8 golos, 25 pontos) depois de ter assinado um contrato milionário ($27 milhões / 6 anos). A experiência a centro não correu nada bem e o Finlandês deve estar de regresso a uma das alas.

Jovens como Marcus Foligno, Corey Tropp e Mikhail Grigorenko (12ª escolha no Draft deste ano) vão ter espaço para jogar minutos importantes e iniciar uma renovação silenciosa na equipa de Buffalo.

Alinhamento Provável

 

 

Anúncios

13 thoughts on “Defeso – Buffalo Sabres

  1. Mikhail Grigorenko para mim a maior promessa dos Sabres e uma das maiores de NHL , não sei porque foi apenas a 12º escolha no draft , para mim ele ia no top 5

    1. Concordo contigo. Ele caiu para 12º porque muitas equipas precisavam mais de um defesa, e este draft estava recheado deles. E há sempre o factor “Radulov” que amedronta algumas equipas…

      Mas vai ser um grande jogador. Para mim, o 2º melhor avançado deste draft. Estaria a jogar no top-6 dos Sabres se não fosse este estúpido lockout… Obrigado pelo comentário!

      1. Sou adepto dos Penguins , até gostava que os Penguins o tivessem escolhido , mas nos precisavamos de defesas , depois de termos despachado o michalek e quase que despachamos o martin ( para ganhar o cap space para o Parise , que calhou mal 😦 ) mas tambem gostei da escolha do Pouiliot , optimo Offensive-Defenseman , os Penguins sao das equipas com melhores D-man prospects , espero ve-los em ação o mais rapido possivel , temos que melhorar a defesa depois da series com os flyers e alem da defesa precisavam de um winger , adoraria ver o Bobby Ryan ao lado do Crosby (1st e 2nd overaal pick no draft de 2005) , ou se esperamos para a proxima época , penso que o Patrick Kane vai ser um RFA

      2. Dentro de 2-3 anos, os Penguins vão ter uma grande defesa. O Depres vai ser um d-man dominante, perfeito para jogar ao lado do Letang.

        Eu percebo a necessidade de ter bons alas ao lado de Crosby e Malkin. Mas eu não acho que isso seja muito preocupante. Eles são tão bons que qualquer cepo ao lado deles joga bem. Olha o James Neal, só por jogar com o Malkin subiu de 39 para 81 pontos!

        O Bobby Ryan era excelente e ainda pode acontecer, mas os Ducks iam pedir muito em troca. O contrato do Kane só acaba em 2016. Eu acho que o Semin tinha sido uma boa escolha, depois de falhar o Parise. Nem que fosse só para chatear os Caps…

        Mas não te preocupes muito. Os Penguins são uma das equipas mais bem geridas na NHL. Não é qualquer um que consegue resolver o problema do Staal como os Penguins fizeram. Vão voltar a ser campeões muito em breve.

  2. Espero que sim , e se o contrato do Kane é só em 2016 , entao e para esquecer , sim temos o James Neal , agora considerado um elite player , mas nao o podemos separar do Malkin , produziram muito na ultima época , mas aí deixamos o Crosby um pouco debilitado ( nao tirando merito ao Dupuis ou ao Kunitz ) , mas um Winger de mais qualidade era bom para o Crosby … sobre a transferencia do Staal , foi uma “big trade” tanto para os Pens como para os Cannes , mas gostava que ele continuasse nos Pens mas um jogador com a qualidade dele , nao pode ser um 3rd line C !!

    Enquanto á defesa tenho grandes esperanças , e que mais tarde ou mais cedo venho uma Stanley Cup para Pittsburgh !!

    Tambem ja tenho ouvido falar que o contrato do Getzlaf e do Perry vai acabar , mas sem total certeza , mas isso era sonhar muito alto

    (ja agora qual a tua equipa favorita ? )

    1. Sim, o contrato do Getzlaf e do Perry acabam para o ano. Eu não acredito que os Ducks os deixem sair, mas para isso vão ter que lhes pagar bom dinheiro. Eles depois podem é querer trocar o Bobby Ryan, para não ultrapassarem o salary cap. Vai ser uma boa altura para atacar o Ryan. Agora que eu penso nisso, o melhor que os Ducks tinham a fazer era trocar o Ryan já, enquanto o preço está alto. Mas tudo vai depender do novo CBA…

      Eu sou dos Leafs. Gosto de sofrer…

      1. Trocar o Ryan , mas os Ducks de certeza queriam uma das “big d-man prospects” , uma 1st round e um roster player , mas e admissivel , um jogador com a qualidade do Bobby Ryan tem que ter o seu preço justo … mas gostaria que ainda esta época ( se acabar o lockout que espero que sim ) que os penguins se reforçem com um winger , mas acho que isso nao vai acontecer …

        Leafs , é continuar a acreditar, a possivel vinda do Luongo , pode trazer a consistencia na baliza , e é de que os Leafs precisam e era bom arranjarem um 1st line C para jogar ao lado do Kessel e do Lupul ( e tambem claro , que o Kessel/Lupul continuem a produzir ) e sobre a defesa , gosto muito da defesa dos leafs , defesa “jovem” com o Gardinner , Fransson e sem esqueçer o ” capatain big hit ” Dion Phaneuf

      2. Os Leafs precisam mesmo de um guarda-redes. Eu trocava qualquer jogador, que não se chame Kessel, Phaneuf ou Grabovski, pelo Luongo.

        Eu acho que os Leafs já têm um center de 1ª linha. O Grabovski era ideal para jogar ao lado de Kessel. Tem sido um dos melhores jogadores dos Leafs nos últimos anos e ia ser mais responsável a defender, algo que o Kessel não faz.

        Depois era esperar que um dos prospects evolua, Kadri ou Colborne, para entrar na 2ª linha. Eu acho é que os Leafs não têm jogadores de qualidade suficiente. Kessel, Lupul, Gravobski, Kulemin e agora JVR são bons. Mas depois disso é muito mau e hoje em dia, para ser uma grande equipa, é preciso conseguir rodar 3 linhas que consigam marcar golos. Os Leafs só têm uma…

  3. Mais valia secalhar nao ter o Kessel mas ter lá o Tyler Seguin e o Doug Hamilton na defesa , nao sei classifcar esta trade po parte do Burke , teve pntos bons e maus , quanto ao JVR ja ouvi dizer que podde ser o 1st line Center , mas nao sei se essa adpatação era o ideal, gosto é da defesa e agora com o Morgan Rielly daqui a uns anos a aparecer …

    pelo Luongo uma boa trade era o Bozak , o MacCarthur , uma 2nd em 2013, uma 3rd em 2014 e uma prospect

    1. Eu aceitava já. Mas uma troca pelo Luongo vai ser muito difícil. Primeiro não sei se ele quer vir para Toronto, carregar com a responsabilidade de levar a equipa aos playoffs. Segundo, o Burke e o Gillis não são propriamente os melhores amigos deste mundo…

      Se há alguma coisa de positiva no lockout, é eu ainda não ter sido obrigado a ver o JVR a jogar a center. Se isso vier a acontecer vai ser horrível… Não me parece a melhor ideia estar a mudar um bom ala para centro. Às vezes acontece o contrário e não se perde muito, mas os centros são sempre jogadores mais completos. Obrigar o JVR a ter mais responsabilidades defensivas e a ir aos faceoffs é ridículo.

      A troca do Kessel vai ser sempre difícil de avaliar. Com o Hamilton até não me importo, porque acho que o tempo dos armários na defesa está a acabar, só resta mesmo o Chara. O jogo pede defesas mais rápidos, os chamados puck-moving defenseman, como o Letang (e o Rielly um dia, espero eu). Agora, o Seguin dá-me um bocado a volta à barriga, é verdade…

      Mas o Burke até fez grandes trocas. A do Phaneuf foi excelente (para os Leafs, para os Flames nem por isso), a do Gardiner e do Lupul também (apesar de eu gostar do Beauchemin). O problema são os free-agents e as draft-picks. Komisarek, Colby Armstrong (ao menos este já foi despachado), Connolly foram contratações horríveis. Se calhar foi mesmo melhor ele não ter feito nada na free-agency deste ano.

      Pelo menos, a estratégia do draft parece estar a ser corrigida. O Morgan Reilly parece ser muito bom e até conseguiram encontra talento nas ultimas rondas, algo que os Leafs nunca conseguiram fazer.

  4. Na mesma espectativa que tas acerca do Reilly tou em com o Pouliot e o Maata, espero que eles produzam muito no futuro proximo , quanto aos teus Leafs , penso que iram ao playoffs nos proximos 2/3 anos , aquela defsa deles agrada-me muito , as “youngs prospects” aprecio o trabalho do Burke , já fez mais pelos Leafs do que pelos Ducks pelos Canucks ( nao esquecendo o “trabalhao” que elez fez no draft de 1999 ao consegur a 3rd round pick e assim juntar os 2 Sedin´s que hoje so o rosto dos Vancouver )

    Quanto á trade JVR-Schenn foi uma big trade , leafs adquiriram um grande winger (apesar de eu nao gostar dele , por ter sido jogador dos flyers , e eu odeio os flyers) e despacharam um defesa que talvez so fosse top 6

    Quanto á free agency , se acontece-sse o que muita gente falava ” – It´s a possibilitty Pittsburgh could lan Parise and Suter” mas nao acreditava muito , queria muito o Parise , mas nem um nem outro, nem Semin , nem Doan ( nao gostava muito da transf. do Doan , iria implicar um salario alto , mas por outro ele podia trazer aquela experiencia e maturidade que o Bill Guerin trouxe em 2009 , que culminou com a conquista da Stanley Cup)

    enquanto aos teus leafs , aguenta com o coração ainda vais-los ver na final da conferencia contra os meus Penguins…

    1. Epá quem me dera… Mas os Penguins estão muito mais perto, nem se compara. Nem que seja só por terem o Crosby e o Malkin.

      O erro do Burke foi ter tentado reconstruir a equipa em pouco tempo. Quando ele chegou, a equipa estava feita num oito, sem plantel, sem prospects, sem nada. Apesar de estarmos muito melhor agora, para construir uma equipa competitiva, às vezes, são precisos anos.

      Os teus Penguins são um excelente exemplo. Depois dos anos de glória de Lemieux, tiveram que passar alguns anos miseráveis até chegarem Malkin e Crosby, para voltarem a pôr a equipa no seu devido lugar.

      A equipas têm janelas temporais onde podem lutar pela Stanley Cup. Os Penguins estão a passar por esse momento. A janela dos Leafs ainda não chegou.

      O meu medo é se os nossos melhores jogadores não ficarem tempo suficiente para atingirmos esse patamar. Daqui a dois anos acabam os contratos de Kessel, Kulemin, Phaneuf e Gardiner. Será que eles vão querer continuar numa equipa estagnada?

      É por isso que eu acho que é tão importante os Leafs irem atrás do Luongo ou outro guarda-redes de grande qualidade. Para dar um sinal a estes jogadores que a equipa está a evoluir cada ano que passa.

  5. Pois os Penguins este ano tambem têm um problema parecido , temos de asinar contratos com o Malkin e o Letang , vai ocupar algum ca spac , mas nao tenho duvidas que eles assinem com os Pens , ja no caso dos Leafs há essa possibilidade de os jogadores quererem sair , Burke tem de fazer um forcing pelo Luongo ou atacar a free agency no proximo ano u ate tentar trades por bons jogadores de equipas mais fracas …

    Os dias de gloria dos Leafs vao voltar , como tambem os dos Montreal Canadiens e dos Edmonton Oilers e equipas como os Nashville , Detroit, St.Louis New Jersey e San Jose vao começar a cair …

    Queria que a NHL começasse , este ano ia ser um grande ano , com 4 ou 5 equipas candidatas á Stanley , e com grandes rivalidades “on ice” queria ver um Penguins vs Flyers e ate um Montreal vs Toronto é sempre vão de ser ver …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s